• Daniel Olivetto

Homens Pink

2020

Cia. La Vaca


As memórias de nove senhores gays, entrevistados pelo ator e diretor Renato Turnes em Florianópolis e São Paulo dão base ao mais recente projeto da La Vaca Companhia de Artes Cênicas (Florianópolis/SC): "Homens Pink".


O processo de pesquisa e criação se desdobra em duas obras: um filme documentário dirigido por Renato Turnes, realizado em co-produção com a Vinil Filmes e uma performance documental solo do artista.





Homens Pink - a performance


"Homens Pink é uma performance documental solo de Renato Turnes que parte dos relatos de homens gays idosos para atualizar memórias de resistência e celebrar a experiência de sobreviventes. Memórias pessoais do performer se fundem a lembranças emprestadas: a infância, o sexo, o fervo, a epidemia, a luta e a inexorável passagem do tempo. O orgulho de existir é festejado em fragmentos épicos que revivem espectros narrativos através de histórias, fotos, vídeos e objetos que reelaboram a experiência coletiva de corpos dissidentes. ​ O estado de pandemia se apresentou quando a performance presencial, ainda inédita, estava prestes a estrear. Neste contexto Turnes abraçou a possibilidade de transformação de seu apartamento e recriou a performance, adaptando as ações às condições do isolamento e à linguagem audiovisual."



Homens Pink - o documentário


"Nove homens gays compartilham suas memórias. Os primeiros desejos, o fervo da juventude num país sob a ditadura militar, a devastação da AIDS, a festa como território de resistência. O envelhecer do homem gay celebrado nas vozes de orgulhosos sobreviventes."

Com Carlos Eduardo Valente, Celso Curi, José Ronaldo, Julio Rosa, Eduardo Fraga, Luis Baron, Tony Alano, Paulinho Gouvêa e Wladimir Soares.


Direção e Roteiro: Renato Turnes



In: https://www.cialavaca.com

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Índice22

Ku*radorya