• Daniel Olivetto

El Bramido de Dusseldorf

2018

Sergio Blanco



Um dos principais nomes da dramaturgia da atualidade, Sergio Blanco explora em suas obras diversas formas de intersecção entre ficção e realidade. Uma de suas obras mais recentes é "El Bramido de Dusseldorf", dramaturgia montada sob direção do autor em 2018.


Tensionando os limites entre o real e ficcional, nesta obra Blanco cria diferentes camadas de "autoficção" - uma das noções que costumam ser atribuídas a esta forma de criação. Assim, nesta obra, o tempo é uma sobreposição de ações como: a dolorosa relação do autor (personagem) com a última visita de seu pai (personagem); a distância entre os dois - motivada, sobretudo, pela orientação sexual de Blanco; os meandros de uma produção de cinema pornô, para a qual Blanco é convidado a roterizar; recortes sobre a vida do assassino em série Peter Kürten, conhecido como "Vampiro de Düsseldorf"; e o suicídio de um espectador após assitir uma das peças de Blanco, "A Ira de Narciso.


A montagem da peça esteve no Brasil em 2018. Veja o trailer a seguir.


Em uma das cenas, pai e filho no hospital, discutem o clássico da Disney, "Bambi". Compartilho um trecho desta cena aqui com vocês para encerrar.


"O FILHO - (...) Escuta isto. Você sabia que o ano em que você nasceu, além de ser o ano do início da guerra, foi também o ano em que o "Bambi" de Walt Disney começou a ser feito? Estou trabalhando no roteiro com os universitários e tive que ver o filme. É bonito. Fala sobre o ciclo da vida. Do tempo e das estações que passam. É um filme que de certa forma fala sobre entrar na maturidade.

PAI - Eu nunca a vi.

O FILHO - A sério? Podemos ver um pouco do "Bambi"? Os desenhos são extraordinários. Eles alcançam um naturalismo que ninguém jamais poderia igualar. Tudo é muito realista. O cuidado nos detalhes da morfologia dos animais é algo único. E a fluidez dos movimentos é notável. E tudo é feito com lápis e papel, pai. Dizem que a Disney encheu o estúdio de cervos vivos para que os cartunistas pudessem observá-los. Parece que eles passaram meses estudando a anatomia e a estrutura óssea dos cervos. De alguma forma, eles abordaram Bambi da mesma forma que Da Vinci abordou o ser humano.

PAI - E tudo isso enquanto os nazistas invadiam a Polônia.

O FILHO - Exatamente ao mesmo tempo.

PAI - Bambi é aquele em que a mãe morre, certo?

O FILHO - Sim. Morta por um caçador.

PAI - E o que isso tem a ver com essa história?"



25 visualizações

©2019 por Ações para Reexistir.