Tirinhas de fotos.png

Primeira ação do projeto “Ações para Reexistir – Pesquisa e Criação Interdisciplinar”, desenvolvido pelo ator Daniel Olivetto desde 2019, “Criança Viada Show” é um podcast/webserie que reflete de forma divertida e sensível sobre traumas de infância, resistência LGBTQIA+ e sobre uma possível reconstrução do passado.

 

Nesta série, destinada ao público adulto, Daniel Olivetto, artista e produtor cultural gay, busca estreitar laços com outros artistas gays de diferentes linguagens que em sua produção são atravessados por temáticas de gênero e sexualidade e/ou pela pesquisa sobre memória e representatividade LGBTQIA+. O podcast/webserie foi criado por Olivetto em parceria com a musicista, sound designer e iluminadora Hedra Rockenbach, que assina ainda a ambientação sonora e a finalização de áudio e vídeos dos episódios.


Integram a programação como convidados os atores Jônata Gonçalves e Renato Turnes, o artista visual Osmar Domingos, os atores-dançarinos Mauro Filho e Leandro Cardoso (Karma Coletivo) e o ator Arthur Gomes, também conhecido como Drag Suzaninha.

Criança Viada: um termo polêmico e distorcido em tempos de fascismo

 

Em 2012, Iran de Jesus Giusti, criou uma página no aplicativo Tumblr chamada “Criança Viada”, no qual postava fotos suas e de seus amigos em poses afeminadas. A ideia de reunir fotos fofas de crianças viralizou e se tornou um perfil com publicações constantes, alcançou milhares de seguidores, e não tardou, entretanto, a ganhar repercussão negativa, protestos, acusações sobre sexualização da criança, e outras polêmicas descontextualizadas. O resultado, aliado ao crescente fortalecimento das representações LGBTQIA+, foi a escrita de diversos artigos e reportagens, inspirações em diferentes segmentos artísticos, e um número crescente de estudos e publicações acadêmicas sobre o tema. De meme à objeto teórico, a noção “criança viada” fortaleceu as reflexões e as representações sobre Cidadania LGBTQIA+.

Como assistir:

Em breve, você poderá acessar os episódios de forma gratuita. O podcast poderá ser acessado no Spotify buscando pelo nome do projeto “Criança Viada Show”. Os vídeos ficarão disponíveis no canal do projeto “Ações para Reexistir” no Youtube e também contam com acessibilidade em LIBRAS.

 

Classificação indicativa:

14 anos

Ficha Técnica:

 

criação e produção:

DANIEL OLIVETTO

 

Edição de som e vídeo:

HEDRA ROCKENBACH

 

assessoria de comunicação:

CAMILA GONÇALVES e MARIANA FEITOSA

 

convidados das rodas de conversa:

ARTHUR ROGOSKI

JONATA GONÇALVES

LEANDRO CARDOSO e MAURO FILHO (KARMA COLETIVO)

OSMAR DOMINGOS

RENATO TURNES